terça-feira, 28 de junho de 2011

É preciso cuidar da Educação do seu filho. Frequentar as reuniões escolares é um excelente começo

O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele? E você: sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você frequenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro.


Sim, a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. "O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno", define a pedagoga Isa Spanghero Stoeber, uma das autoras do livro Reunião de Pais - Sofrimento ou Prazer?, da editora Casa do Psicólogo.


Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, como ressalta Carmem Silvia Galluzzi, autora do livro Propostas para reunião de Pais, da Editora Edicon. Para ela, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. "Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores."

Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. "É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências", explica Fernanda Flores, coordenadora pedagógica da Escola da Vila, de São Paulo.

FONTE: EDUCAR PARA CRESCER- EDITORA ABRIL

Como ajudar na alfabetização do seu filho


Contar histórias, deixar bilhetinhos na geladeira, fazer lista de compras em voz alta - essas são apenas algumas situações que tornam o espaço de convivência da criança mais... alfabetizador!

E isso é fundamental para o aprendizado


Você sabia que os pais também podem ajudar na alfabetização de seus filhos? Isso mesmo! Mas não se preocupe, pois não se trata de ter de ensinar formalmente a criança a ler e a escrever, função esta do professor. Você pode, isso sim, tornar o ambiente de convivência da criança repleto de atos de leitura e escrita, de forma a inseri-la desde cedo no mundo das letras. Em suma, deixar o ambiente doméstico mais alfabetizador. Isso acontece quando, por exemplo, a mãe deixa bilhetinhos na porta da geladeira, apontando a finalidade do ato para a criança. Ou quando, antes de começar um novo jogo (de tabuleiro, por exemplo), ela propõe ao filho que eles leiam as regras juntos.

Num ambiente alfabetizador, é importante que a família chame a criança, desde muito cedo, para participar de algumas ações, de forma que ela presencie o contato com a língua escrita, percebendo suas várias funções. Na culinária isso pode acontecer de maneira descontraída e divertida. Durante a receita de um bolo.
Segundo especialista em Educação, quando a criança é inserida nessas atividades rotineiras, ela acaba percebendo a função real da escrita e da leitura, e como elas são importantes para a nossa vida. E, dada sua curiosidade nata, ela vai querer participar cada vez mais e buscar o conhecimento dos pais.


A criança que cresce em constante contato com a leitura e a escrita acaba se apropriando da língua escrita de maneira mais autoral e adquirindo experiências que vão fazer a diferença na hora de ela aprender a ler e a escrever efetivamente. Isso explica o fato de, numa mesma sala de 1º ano, professores se depararem com algumas crianças praticamente alfabetizadas e outras que sequer entendem a função do bilhetinho na porta da geladeira ou que a linguagem escrita se relaciona com a oral, porque viveram experiências muito discrepantes em casa.

FONTE: REVISTA ABRIL- EDUCAR PARA CRESCER
28 de junho - Em 1945 nasceu Raul Seixas, um famoso roqueiro do Brasil.




Nasceu Raul Seixas, um famoso roqueiro do Brasil
Eu sou o menino Maluquinho...e vou contar uma história...
Meu pai sempre fala do tal do Raul Santos Seixas. Ele nasceu em Salvador, na Bahia. Quando jovem, gostava de música nordestina, como a de Luiz Gonzaga, e de rock, tanto que fundou um fã-clube do Elvis Presley. Em 1960, formou o grupo Os Panteras e gravou seu primeiro compacto, que foi um fracasso. Em 1972, participou do Festival Internacional da Canção e sua música Let Me Sing, Let Me Sing foi classificada. Fez muito sucesso, em 1973, com o disco Ouro de Tolo. Nesse mesmo ano, conheceu o escritor Paulo Coelho, com quem escreveu muitos sucessos. Talvez você já tenha escutado algumas de suas músicas que ficaram famosas: Maluco Beleza, Gita, Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás, Eu Sou a Mosca Que Pousou em Sua Sopa, Metamorfose Ambulante e Sociedade Alternativa. Ele morreu em agosto de 1989, para a tristeza de seus fãs (como meu pai).



Dia do Progresso

No dicionário, progresso significa avanço, melhoria, desenvolvimento, novas conquistas. Considerando tudo isso, acho que Dia do Progresso é todo dia, porque todo dia alguém busca melhorar alguma coisa. Então, vamos comemorar: viva o Dia do Progresso!

FONTE: PORTAL POSITIVO

quarta-feira, 22 de junho de 2011

X-Men também é uma boa dica de filme para o feriado


Cinemais 3: X-Men - Primeira Classe
Legendado / Classificação: 12 anos 15h10 / 18h20 / 21h10
Obs: A - De Sábado a 2ª Feira.

Cinemais 5: X-Men - Primeira Classe
Dublado / Classificação: 12 anos 13h50 / 16h30 / 19h10 / 21h50
Obs: A - De Sábado a 2ª Feira.

Sinopse:

'X-Men: Primeira Classe' conta a história do épico início da saga dos X-Men e revela a história secreta de famosos eventos globais. Antes dos mutantes se revelarem ao mundo, e antes de Charles Xavier e Erik Lensherr assumirem os nomes de Professor X e Magneto, havia dois jovens descobrindo seus poderes. Nada de arqui-inimigos: naquela época, eles eram amigos íntimos e trabalhavam junto com outros mutantes (algo familiar, algo novo) para deter o Armagedom. Nesse processo, uma grave desavença aconteceu, dando origem à eterna guerra entre a Irmandade de Magneto e os X-Men do Professor X.

Dicas de Filmes- Kung Fu Panda 2

Para aqueles que não vão viajar no feriado abaixo
 uma boa dica de filme

Sinopse: Po vive agora o seu sonho como o Guerreiro Dragão, protegendo o Vale da Paz ao lado de seus amigos e colegas mestres do Kung Fu, os Cinco Furiosos (Tigre, Garça, Louva-a-Deus, Víbora e Macaco). Mas a nova vida de Po é ameaçada pelo surgimento de um novo e formidável vilão, que planeja usar uma arma secreta para conquistar o império Chinês e destruir o kung fu. Agora, Po deve olhar para o seu passado e descobrir os segredos de sua origem misteriosa, e assim, vencer a força inimiga.

Cinemais 4: Kung Fu Panda 2 (3D)Dublado / Classificação: Livre 15h00 / 17h00 / 19h00 / 21h00
Obs: A - De Sábado a 2ª Feira.

Cinemais 6: Kung Fu Panda 2 (2D)Dublado / Classificação: Livre 14h20 / 16h20

Obs: A - De Sábado a 2ª Feira.

Segurança- Vai viajar? Atenção ao cinto de segurança das cadeirinhas

De acordo com Alessandra Françoia, coordenadora nacional da ONG Criança Segura:



- O uso da cadeirinha deve ser um hábito. Não abra exceções e explique para a criança que ela não pode se soltar.

- Use a cadeirinha de acordo com a idade e o peso do seu filho.

- As alças do cinto devem ficar na altura do ombro da criança e não podem ficar frouxas. A folga deve ser de apenas um dedo entre o peito da criança e as tiras.

- No inverno, cuidado com as roupas volumosas, que podem deixar o cinto mais frouxo.

Dicas :


- Consulte o manual antes de instalar a cadeirinha;
- Faça revisões periódicas para saber se o equipamento não afrouxou ou se desligou do banco traseiro;

- Se a cadeirinha ficar pequena ou a cabeça da criança ultrapassar o limite superior da cadeira, é hora de trocá-la

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Excursão Ouro Preto- junho/2011

Ladeiras- Vias de Ouro Preto
Ouro Preto é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, famoso por sua magnífica arquitetura colonial.
Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.
No município há 13 distritos: Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Santa Rita, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silva, além da sede.


Entrada Mina Chico Rei



Fachada Pousada Cláudio Manoel

Estação de Trem- Ouro Preto


Adicionar legenda


Passeio de Trem

Interior da Mina Chico Rei

Visitas durante Passeio de Trem






Uma das características mais marcantes de Ouro Preto são suas igrejas construídas durante o período colonial brasileiro. As igrejas que mais se destacam são:




Igreja de São Francisco de Assis

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja São Francisco de Paula

Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões

Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia
Apesar de atualmente a economia de Ouro Preto depender muito do turismo, há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município, tais como a Alcan - Alumínio do Brasil (a mais importante fábrica de alumínio do país), a Vale, e outras. As principais atividades econômicas são o turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais do seu subsolo, tais como ferro, bauxita, manganês, talco e mármore.

Os minerais de importância são o ouro, a hematita, a dolomita, turmalina, pirita, muscovita, topázio e topázio imperial, esta última apenas encontrada em Ouro Preto.
Uma outra importante fonte de recursos para o município são os estudantes da UFOP, oriundos principalmente da região sudeste do Brasil.


Franscisca- Diretora da Escola Pequeno Estudante ao lado do Marido- Almir





Apesar de ter a a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. O mais recente destes situa-se próximo ao distrito de São Bartolomeu (Ouro Preto)
São Bartolomeu.
Ouro Preto também se destaca pela atividade cultural. Todos os anos, sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes. No ano de 2010, o Festival homenageou Mestre Ataíde, pintor de grande influência no barroco de Minas Gerais. Ouro Preto e Mariana receberam atrações como Roberta Sá, 14 Bis, Sá e Guarabira, Gabriel, o Pensador e Chico César. Atividades culturais como teatro, música, artesanato, literatura, discussões em mesas redondas e palestras sobre meio ambiente e incentivo à leitura para crianças também entraram no calendário do Festival.





MuseusAlém de ser um "museu a céu aberto", a cidade tem instituições que guardam acervos variados como Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro, onde são encontradas diversas pedras preciosas




terça-feira, 7 de junho de 2011

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lançamento livro Içami Tiba

"Pais e Educadores de Alta Performance" é o nome do novo lançamento de Içami Tiba -considerado por profissionais de áreas diversas indispensável para a educação de filhos e alunos
Içami Tiba durante lançamento de livro "Pais e Educadores de Alta Performance realizado em Uberlândia, dia 01 de junho, Centro de Convençôes no Shopping Center de Uberlândia





A obra em questão propõe de maneira clara e eficaz uma condulta educacional equilibrada, atribuindo a devida responsabilidade a pais e educadores na formação de seres humanos competentes, éticos e felizes.

Na oportunidade  as representantes da Escola Pequeno Estudante- Franscica/ Simonia/Adriana presentearam Içami com o 2º exemplar da Revista "Escola, um lugar de valor"- uma publicação anual da instituição onde consta um dos textos de Içami. chamado "Felicidade".