Berçário- A nova proposta do “Colégio F.A.S.”
Parafraseando Rubem Alves: “Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.”
Nós idealizadoras do “Colégio F.A.S.” temos como desejo e compromisso manter-nos sempre enamoradas pelo ato de educar, pois acreditamos que do encontro com a criança nasce uma inter-relação dinâmica e criadora, desencadeando inúmeras possibilidades de aprendizagens.
O intuito de trabalharmos com a estimulação precoce tem como objetivo propiciar, fortalecer e desenvolver de forma oportuna o potencial das crianças. É através de estímulos que podemos ampliar nossos saberes, habilidades e inteligências para que o conhecimento enquanto prática social se torne uma ação efetiva .
Para os adultos, aprender através do riso, da brincadeira, do fazer, desfazer, sentir e conviver pode até parecer utopia, mas para as crianças esta prática é algo sério, inevitável e transcendental. O universo infantil é rico em descobertas; ultrapassa a explicação da lógica e vai além do óbvio, penetrando assim na essência do querer, poder e sentir.
A proposta de expansão do “Colégio F.A.S.” com a implantação do berçário, caminha para o real, na certeza de que não será apenas uma escola a mais na cidade a atender crianças a partir dos seis meses de idade, mas será um espaço especial onde o saber terá sempre sabor de emoção, onde poderão brincar, sonhar e viver a fantasia sendo criança todo dia...
Proposta
As atividades que serão desenvolvidas no berçário terão como objetivo aproveitar um período privilegiado, quando as crianças têm seu momento de maior desenvolvimento. Nessa época os bebês aprendem de um universo muito particular, principalmente, pelos mecanismos de repetição, imitação e exploração sensorial, por meio do brincar.
Os bebês crescem fisicamente, praticando exercícios motores: desenvolvem o pensamente e o conhecimento na solução de problemas; verbalmente, adquirem comunicação receptiva e expressiva; psicologicamente, descobrem sua própria identidade; socialmente, aprendem a conviver com o outro.
Daí a importância do trabalho realizado no berçário. Nessa fase, em especial, é importante que os pais acompanhem o trabalho realizado pela escola, para que compreendam a extensão das atividades propostas.
É importante esclarecer que nesta idade, a criança se adapta mais facilmente ao novo ambiente do berçário. A adaptação mais difícil é a da mãe, que passou os primeiros meses totalmente dedicada ao seu bebê e, agora, tem que separar dele para voltar ao trabalho.
Assim ao chegar em casa, após um dia de trabalho, dedique-se ao seu bebê, conversando com ele, brincando, dizendo a ele o quanto o ama... Desta forma, apesar de não passarem o dia juntos, seu filho saberá o quanto é amado e, no futuro, terá muito orgulho do sucesso profissional de sua mãe. Outro ponto fundamental nesta fase é a participação ativa do pai, que deverá estar ciente da necessidade da divisão das responsabilidades.