sábado, 30 de julho de 2011

Aniversariantes agosto/2011




*Sávio Juan Oliveira Maia- 04/08- 2º ano

*Pablo Eduardo dos Reis Barbosa- 05/08 1º ano

*Ananda de Araújo R. da C. Caixeta- 05/08 2º ano

*Henrique Fabri Santos de Faria – 23/08 1º período

*Cláudia Pinheiro Silva – 24/08 2º período

*Ana Laura Clempi Almeida e Silva- 26/08 2º ano

*João Pedro Jatobá Couto Afonso- 29/08 2º período

*Gabriel Antônio Nascimento Alves- 28/08 6º ano

*Caroline Esther Moutran Brigagão- 30/08 7º ano

sexta-feira, 29 de julho de 2011

 ABAIXO  PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

APROVEITE O ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DO RECESSO ESCOLA DO MÊS DE JULHO ASSISTINDO A UM BOM FILME



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Turma da Mônica ensina regras da reforma ortográfica em livro ilustrado


O idioma falado pelos brasileiros passou por algumas mudanças: o alfabeto ganhou mais letrinhas, algumas palavras perderam acento, outras viraram duas palavras separadas por hífen - como “micro-ondas”, por exemplo - e outras que tinham hífen agora viraram uma só palavra, sem separação.


Mas não se assuste, porque você pode aprender essas e outras mudanças de um jeito fácil com uma divertida história da Turma da Mônica. No livro “A Reforma Ortográfica em Versinhos”, que acaba de ser lançado, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e outros personagens de Mauricio de Sousa ensinam para as crianças tudo sobre as alterações na língua portuguesa.

Capa de "A Reforma Ortográfica em Versinhos"
Além de mostrar as regras da nova ortografia, a turminha bagunceira mostra quais são os outros países que falam a mesma língua que o Brasil e que essa mudança toda foi para que as pessoas que falam português consigam se entender melhor, porque agora todos escrevem do mesmo jeito, não importa em qual desses países esteja.

O livro, parceria entre Mauricio de Sousa e a Editora Abril, tem os versinhos escritos por Yara Maura Silva, irmã do criador da Turma da Mônica, e é do jeito que a garotada gosta: tem formato grande e é cheio de ilustrações bem coloridas.


A REFORMA ORTOGRÁFICA EM VERSINHOS


Idade: de 7 a 11 anos
Editora: Abril
Autor/Ilustrador: Yara Maura Silva e Mauricio de Sousa
Páginas: 48
O exagero que não educa


Gabriel Chalita

Pais explicam aos filhos que não exagerem na comida. Faz mal. Que não exagerem no banho. É contra o meio ambiente. Que não exagerem no tempo gasto na internet. Precisamos de relações reais. Não somos máquinas. Que não exagerem nas brincadeiras ou na bebida ou nas baladas e assim por diante.

Filhos poderiam também dizer aos pais que não exagerem nas cobranças. Criança precisa ser criança. Precisa brincar como criança. Correr como criança. Errar como criança. É um exagero exigir que uma criança tenha agenda lotada com todo o tipo de atividade que, muitas vezes, o pai ou a mãe não conseguiram ter.

O pai obeso quer que o filho seja um atleta e lamenta o fato de o seu pai não ter feito o mesmo com ele. Aulas de judô, tênis, natação, alongamento, yoga, musculação adaptada para criança, entre outros.

A mãe com dificuldade em outro idioma quer que o filho aprenda ao mesmo tempo inglês, espanhol, francês e, se possível, alemão e mandarim. E justifica dizendo que, nessa fase, há mais facilidade para o aprendizado de outro idioma.

O pai quer que o filho aprenda a tocar um ou mais instrumento musical. A arte é muito importante. Piano e violão são o básico. Quem sabe aprenda esses dois e mais violino e harpa. Harpa é bem interessante.

A mãe acha que para o filho se desinibir desde cedo é bom ter aulas de teatro e canto. Isso ajuda a conviver melhor e a conseguir desenvolver a oratória, tão essencial para os nossos dias.

E com todas essas atividades, é preciso encontrar tempo para terapias, as tradicionais e as alternativas para que os filhos vençam o estresse.

Enquanto isso, os pais brigam exageradamente, trabalham exageradamente, reclamam exageradamente da vida, da sorte, da condição de casado, dos filhos que dão trabalho. E o tempo passa.

O tempo da convivência vai se perdendo em exageros tantos. A infância vira uma fase de preparação para o sucesso, a adolescência também, e a juventude nem se fala. As cobranças vão trazendo uma carga absolutamente desnecessária.

E o lazer? E o entretenimento? E as conversas sem finalidade? E as brincadeiras em família? E a contação de histórias?

Brincar o dia inteiro e não estudar é tão exagerado quanto estudar o dia inteiro e não brincar.

Ficar ao computador ou em frente à televisão o dia inteiro comendo é tão exagerado quanto não sair da academia ou do clube.

É preciso encontrar o tão sonhado meio termo ensinado por Aristóteles. Sem exageros, e com serenidade, as escolhas podem ser decididas conjuntamente. As habilidades vão se desenvolvendo a partir de estudos e de brincadeiras, de cursos e de ócio. Tudo em família.

A vida tem que ser vivida intensamente em cada instante. Não viver o hoje porque o hoje é apenas uma preparação para o amanhã; um amanhã que nem sei se vai existir, é um grande exagero!

Texto publicado na edição de janeiro de 2011 da revista Profissão Mestre.

Gabriel Chalita é deputado federal, doutor em Direito e em Comunicação e Semiótica, ex-secretário de Educação de São Paulo.
27 de julho é dedicado ao Pediatra.

A ESCOLHA CERTA

Na hora de decidir o médico que irá cuidar do seu filho, fique atenta a essas dicas para não errar na escolha:
 
Procure com calma

A partir da 32° semana da gestação, você já pode agendar visitas e conversar com alguns médicos. Isso ajuda a criar uma relação de confiança com o especialista e também revela se a empatia acontece entre vocês. É preciso se sentir segura e o médico deve lhe passar confiança.
 
Repare no tempo da consulta

Uma boa consulta leva tempo para ser realizada. O médico deve demonstrar interesse pela criança, não só nos aspectos clínicos, mas também nos comportamentais. Um bom pediatra situa a mãe sobre a fase do desenvolvimento pela qual passa o bebê e explica as futuras etapas do seu crescimento.

Verifique a disponibilidade

Ter o médico disponível a qualquer horário e em qualquer local é com certeza um sonho dos pais, mas que nem sempre pode ser concretizado. Afinal, imprevistos acontecem e é preciso se preparar para eles. Por isso, seu pediatra deve ter um profissional de confiança que possa substituí-lo caso for necessário.
 
Fique sem dúvidas

Não tenha medo de fazer perguntas. Você pode e deve questionar o médico até se sentir esclarecida sobre a situação do seu filho. Pediatras impacientes ou aqueles que se sentem ofendidos, caso você decida optar por uma segunda opinião, não são bons profissionais.

A insegurança não passa?

Se após algumas consultas você permanecer com dúvidas ou se sentir insegura em ralação à escolha do pediatra, não se preocupe. Mudar de médico é algo normal e um direito seu. Isso não afetará a saúde do seu filho. Procure o quanto for necessário, converse com outros profissionais e peça mais indicações para amigos e parentes.
 
DICA DO DIA

Os 10 Mandamentos das pessoas organizadas

1. Listar os principais compromissos ou tarefas do dia.



2. Dividi-las em: urgentes, importantes e adiáveis.

3. Priorizar as urgentes, tentar parte das importantes e só passar para as adiáveis se sobrar tempo.

4. Estipular mais ou menos quanto tempo cada ação precisará e avaliar de forma realista se será possível assumir todas elas num mesmo dia.

5. Finalizar cada tarefa iniciada.

6. Concentrar-se ao fazer algo porque assim automaticamente será mais rápida e eficiente.


7. Não assumir mais de uma coisa ao mesmo tempo.


8. Identificar os seus principais fatores de dispersão e fugir deles.

9. Ser flexível para, ao longo do dia, alterar prioridades, incluir ou eliminar itens da lista.

10. No final do dia parabenizar-se pelo o que conseguiu fazer e analisar se pode agir melhor no próximo dia.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Informamos que no período de recesso escolar deste mês de julho a secretaria da Escola Pequeno Estudante funcionará das 08h às 18h.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

DICAS DE CINEMA- SHOPPING UBERABA

• Cinemais 6: Carros 2        


Dublado / Classificação: Livre 14h40 / 19h00

Obs:

A - De Quinta à 2ª Feira.
D - Sessão especial dias 15/07 , 16/07 , 18/07.








• Cinemais 6: Os Pinguins do Papai


Dublado / Classificação: Livre 16h50 / 21h10

Obs:  A - De Quinta à 2ª Feira.

B - Demais dias.           D - Sessão especial dias 15/07 , 16/07 , 18/07.



Cinemais 1: Winnie The Pooh


Dublado / Classificação: Livre 13h40

Obs:

A - De Quinta à 2ª Feira.

B - Demais dias.                    D - Sessão especial dias 15/07 , 16/07 , 18/07.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cerimônia de Formatura Proerd- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

PROERD- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência


É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.

Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.


Formandos durante o juramento, onde se comprometeram em Permanecer Longe das Drogas e da Violência, e animadamente cantaram a Canção PROERD.



Alunos do 5º ano /Ensino Fundamental da Escola Pequeno Estudante durante cerimônia de formatura do PROERD- quando receberm o Certificado de Conclusão do Curso.
Amigos, familiares, representantes PROERD ( 4º Batalhão da Policia Militar de Minas Gerais), direção da Escola Pequeno Estudante estiveram presentes.













Orgulhoso ao lado da soldada/ que ministrou o curso nesta instituição de ensino- CURSO PROERD- Marco Antônio exibe a medalha que conquistou ao receber o título na categoria -Melhor redação redigida no semestre durante o curso PROERD-2011
PARABÉNS!!!


Simonia Tomaz - Coordenadora da Escola Pequeno Estudante fez questão de posar para foto ao lado dos formandos PROERD.

Nas fotos (ACIMA E ABAIXO) alunos ao lado do mascote da Polícia Militar, "PM Amigo Legal" e do mascote do Proerd "Leão Dare"


Policiais militares e os pedagogos envolvidos na atividade de prevenção.

Francisca Elineide C. Alberto também compareceu a Cerimônia para prestigiar os formandos. Orgulhosa com o desempenho dos alunos ela não resistiu ao posar para foto...

quinta-feira, 7 de julho de 2011

OLIMPAZ 2011- JOGOS

Para muitas pessoas os Jogos Olímpicos são apenas esportes praticados com uma só intenção: ganhar medalhas. Mas a verdadeira intenção das Olimpíadas é a de unir nações.

Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: luta, boxe, atletismo, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
Seja qual for o jogo: é importante ter atenção, concentração...


A bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores.
A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.

A Olímpiada foi criada, para unir os países, mas também pelo prazer de competir, ter espírito esportivo, ganhar medalhas representando seu povo e as levar de volta para seu respectivo país para compartilhar sua felicidade de ter representado todo o país.





Os gregos que criaram os Jogos Olímpicos por volta de 2500 AC,  faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus.

Nos jogos é importante saber ouvir seus parceiros...cada um dando sua parcela de contribuição para que no final todos alcanssem o mesmo objetivo.

Respeito, reeducar e responsabilidade são principios básicos da Olimpíada 2011- na Escola Pequeno Estudante.



Os alunos se divertem em atividades diversas propostas na Olimpaz 2011

Seja qual for a idade, o espírito de competição é o mesmo...

Superando limites...

Alegria, garra e determinação em cada competição...

Desistir...Nunca!!!


Competindo sempre, mas com respeito ao próximo...


Cada um na sua posição, mas com um único pensamento: competir e dar o melhor de si...