quinta-feira, 16 de setembro de 2010










Ensino de música nas escolas


O ensino de música, tão importante para o estímulo da criatividade infantil, tornou-se novamente obrigatório nas escolas. Sancionada no dia 18 de agosto de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei nº 11.769 passou a valer para o ensino fundamental e médio de todas as escolas brasileiras, que têm, a partir de então, 3 anos para adaptar seu currículo na área de artes. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que determina o aprendizado de arte, mas não especifica o conteúdo.

Na Escola Pequeno Estudante os alunos do 3° ano tiveram a oportunidade de aprofundar um pouco mais no universo musical através da visita do empresário e professor de música, Frederico Maciel (Top Music).

Frederico respondeu várias perguntas dos alunos e ainda dedilhou uma canção no violão: "Amanheceu"- Renato Teixeira. Ele afirma que a música ajuda a fortalecer a cultura nacional e democratiza o acesso à arte. A educação musical nas escolas é tida como um instrumento fundamental para garantir a preservação das raízes culturais.

Em seguida todos os presentes ouviram os colegas de turma, Vitor Valdisse e Gabriel Latalisa que tocaram na flauta a cantiga popular "Sapo Cururu".

A professora Lilian, garante que a visita do músico foi muito enriquecedora, despertando nos alunos a importância da música no apredizado diário.