segunda-feira, 7 de julho de 2014

Dica de filme- Shopping Uberaba

  • Cinemais - Cinema além da tela

PROGRAMAÇÃO - 03/07 a 09/07/2014

CINEMAIS UBERABA

Uberaba -MG

Filme
Class.
Horário
A Culpa é das EstrelasClassificação Indicativa de 12 anosLeg. - 14h20A, 15h20B, 16h50A, 19h20, 21h50
Causa e EfeitoClassificação Indicativa de 14 anos14h50, 17h00, 19h10, 21h20
Como Treinar o Seu Dragão 2Em 3DClassificação Indicativa: LivreDub. - 14h00, 16h10
Como Treinar o Seu Dragão 2Classificação Indicativa: LivreDub. - 14h30, 16h40, 18h50, 21h00
MalévolaClassificação Indicativa de 10 anosDub. - 15h00, 19h30
Os Homens são de Marte... E é pra lá que eu Vou!Classificação Indicativa de 14 anos17h10, 21h40
Transformers: A Era da ExtinçãoEm 3DClassificação Indicativa de 12 anosDub. - 18h20
Transformers: A Era da ExtinçãoEm 3DClassificação Indicativa de 12 anosLeg. - 21h30
X-Men: Dias de um Futuro EsquecidoClassificação Indicativa de 12 anosDub. - 15h10, 18h40, 21h25
A - Somente sábado (05/07) e domingo (06/07)
B - Exceto sábado (05/07) e domingo (06/07)
*PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.

Vai pra rua menino!

Educar para Crescer

Esconde-esconde, corre-cotia, passa-anel... Lembra as brincadeiras da sua infância? Elas são ótimas para tirar as crianças da frente da TV!


Foto:  As brincadeiras de rua além de estimularem a imaginação proporcionam o convívio de crianças de diferentes faixas etáriasFoto: SXC
As brincadeiras de rua além de estimularem a imaginação proporcionam o convívio de crianças de diferentes faixas etárias
Rodeada de tecnologia, muitas vezes, a criançada passa o fim de semana em frente à telinha, entretida com aventuras futuristas e repletas de efeitos visuais. Embora especialistas em educação reconheçam a utilidade e a diversão proporcionadas por jogos eletrônicos e desenhos animados, recomendam que os pais ensinem seus filhos a reunir os amigos para, juntos, soltar a imaginação com as chamadas brincadeiras de rua ou tradicionais. 


A educadora Gisela Wajskop, diretora do Singularidades - Instituto Superior de Educação de São Paulo -, compara os dois tipos de diversão: "Enquanto o videogame ajuda a desenvolver o pensamento virtual, necessário para a sobrevivência na sociedade moderna, as brincadeiras de rua melhoram a prática de ajuda mútua e o convívio em grupo". 



Cabe aos pais, portanto, criar condições e estimular os filhos para que eles aproveitem os benefícios de brincar fora de casa. 



Muito além da diversão


Ao contrário do ambiente escolar, que na maior parte do tempo reúne crianças da mesma idade, em uma brincadeira de rua seu filho poderá interagir com outras faixas etárias - permitindo assim que crianças mais velhas ajudem e protejam as menores, incrementando o senso de responsabilidade e sociabilidade. E eles acabam se exercitando. Afinal, a cabra-cega treina equilíbrio corporal e o pega-pega, agilidade e velocidade. Tizuko Kishimoto, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, enumera outras vantagens: 


A criança toma iniciativas, já que essas brincadeiras não têm regras rígidas. A invenção de mudanças estimula a criatividade. 



Pais e filhos se aproximam. Você pode contar como foi sua infância por meio desses jogos. E, por não serem qualificadas como brincadeiras "de menino" ou "de menina", elas ampliam o número de amigos. 



A criança trabalha outras linguagens, como a musical, pois algumas dessas brincadeiras como Ciranda, Cirandinha são cantadas.

Férias

Brinquedos que você pode fazer em casa


Pipa, cinco marias, pé de lata... como fazer brinquedos artesanais para as crianças


Foto: Maurício Melo
Foto: Basta materiais simples para fazer um brinquedo
Basta materiais simples para fazer um brinquedo
Materiais simples ou sucatas podem virar um brinquedo nas mãos de uma criança. Para isso, basta que ele faça pensar, intrigue ou simplesmente divirta. Quer ver só? Entregue a ela um cavalinho de pau e observe se ela não sai cavalgando pela escola. 

Os brinquedos dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de um povo. Uma coisa, no entanto, não muda. O encanto que causam nas crianças. Com objetos simples, elas se entretêm e viajam para um mundo de imaginação - se transformam em cavaleiros e equilibristas, voam pelos céus... Para incrementar ainda mais esses momentos de diversão, convide os pequenos para uma oficina. Eles vão dar mais valor aos tradicionais cavalos de pau, pés de lata e bambolês se ajudarem você a produzi-los.


Botão
Estica e solta, estica e solta... assim a criançada faz as tampinhas desse brinquedo girarem, produzindo um barulhinho mágico. Inventado em 1930, o futebol de botão é passatempo para todas as idades. O brinquedo também é conhecido por corrupio ou currupicho. 


IDADE - A partir de 4 anos. 



O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora e ritmo. 



COMO FAZER - O modelo tradicional é feito com um pedaço de fio que passa pelos dois furos de um botão grande amarrado com um nó nas pontas. Para esta variação, que produz som, separe quatro tampinhas de garrafa PET; um pedaço de fio de náilon torcido ou barbante fino de 1 metro de comprimento; três pedrinhas ou miçangas; e fita adesiva. Esquente a ponta de um prego pequeno e faça dois furos em cada tampinha de forma que eles fiquem centralizados. Passe-as pelo cordão de maneira alternada: uma de boca para baixo e outra de boca para cima. Dê um nó unindo as pontas da linha. Dentro de uma das tampas centrais, coloque as pedrinhas ou miçangas e tampe com a outra. Una-as com fita adesiva. Cuidado para que as linhas não fiquem torcidas dentro das tampinhas. Deixe-as esticadas, com um orifício bem na direção do outro. 


COMO BRINCAR - As duas tampinhas que ficam nas extremidades servem para segurar o brinquedo. Mantenha uma em cada mão e, com o cordão frouxo, dê um impulso para a frente para enrolar bem o cordão. Estique em seguida. As tampinhas do meio giram em grande velocidade produzindo um barulhinho. Depois, é só esticar e afrouxar o cordão.

Cavalo de pau
Um simples cabo de vassoura é suficiente para divertir as crianças com um cavalo de pau. Cada um monta em seu "animal" e sai cavalgando pela escola. Outra boa pedida é a garotada apostar uma corrida. 


IDADE - A partir de 4 anos. 



O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora e exercício de pernas e pés. 



COMO FAZER - Desenhe a cabeça do cavalo em um pedaço de EVA e recorte. É possível substituir esse material por papel cartão. Dobre ao meio, desenhe o olho e faça vários furos, alinhados, a um dedo de distância da borda. Deixe um espaço sem furar na parte de baixo. Corte pedaços de 50 centímetros de lã e passe pelos furos. Amarre-os para fechar a cabeça do cavalo e compor a crina. Faça também um ou dois furinhos para formar o focinho do animal. Encaixe a cabeça em um cabo de vassoura. 



COMO BRINCAR - A criança monta no brinquedo e "cavalga" pela escola. Você pode organizar uma corrida. Trace no chão uma linha de partida e outra de chegada e dê o sinal de largada. Outra sugestão é usar os cavalos nos teatrinhos. Todo príncipe monta um belo animal.

Pé de lata
As crianças andam para lá e para cá em cima das latas. Quando já tiverem prática, elas podem apostar uma corrida. Para isso, basta se certificar que a corda de náilon está bem presa a lata. 

IDADE - A partir de 5 anos. 

O QUE DESENVOLVE - Equilíbrio e coordenação motora. 

COMO FAZER - Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de náilon de 1,2 metro pelos furos da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou tinta. Faça o mesmo com outra lata. 

COMO BRINCAR - Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Além de andar pela escola com os pés de lata, eles vão se divertir apostando uma corrida, andando para trás ou vencendo um percurso com obstáculos.

Bambolê
Rebolar bem é o que basta para manter o bambolê na cintura. Mas as crianças também se divertem girando o brinquedo no pescoço, nos braços e nas pernas. Bambolear, além de divertir a criança, faz com que o equilíbrio seja exercitado. 


IDADE - A partir de 6 anos. 



O QUE DESENVOLVE - Ritmo e equilíbrio. 



COMO FAZER - Corte 1,5 metro de mangueira de gás. Una as pontas com fita crepe, formando um aro. Para os menores, que ainda não conseguem girar o bambolê em torno da cintura, faça aros pequenos usando 60 centímetros de conduíte. Você pode colocar arroz, pedrinhas, guizos e sementinhas dentro dele antes de fechar. Na hora em que os pequenos estiverem rodando o brinquedo, vão escutar um agradável som. 



COMO BRINCAR - A criança coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços e nas pernas, além de jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços. Para que todos brinquem juntos, organize uma competição. O objetivo pode ser ficar mais tempo com ele em torno da cintura ou bambolear andando, sem deixar o brinquedo cair.

Mais dicas: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/brinquedos-artesanais-408190.shtml