quinta-feira, 7 de julho de 2011

OLIMPAZ 2011- JOGOS

Para muitas pessoas os Jogos Olímpicos são apenas esportes praticados com uma só intenção: ganhar medalhas. Mas a verdadeira intenção das Olimpíadas é a de unir nações.

Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: luta, boxe, atletismo, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
Seja qual for o jogo: é importante ter atenção, concentração...


A bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores.
A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.

A Olímpiada foi criada, para unir os países, mas também pelo prazer de competir, ter espírito esportivo, ganhar medalhas representando seu povo e as levar de volta para seu respectivo país para compartilhar sua felicidade de ter representado todo o país.





Os gregos que criaram os Jogos Olímpicos por volta de 2500 AC,  faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus.

Nos jogos é importante saber ouvir seus parceiros...cada um dando sua parcela de contribuição para que no final todos alcanssem o mesmo objetivo.

Respeito, reeducar e responsabilidade são principios básicos da Olimpíada 2011- na Escola Pequeno Estudante.



Os alunos se divertem em atividades diversas propostas na Olimpaz 2011

Seja qual for a idade, o espírito de competição é o mesmo...

Superando limites...

Alegria, garra e determinação em cada competição...

Desistir...Nunca!!!


Competindo sempre, mas com respeito ao próximo...


Cada um na sua posição, mas com um único pensamento: competir e dar o melhor de si...

OLIMPAZ 2011

O tema Olimpaz- Meio ambiente possibilitou aos alunos aprenderem como os alimentos devem ser reaproveitados em todos os sentidos, mas as pessoas costumam ter o péssimo hábito do desperdício.

Todos aprenderam na prática que os frutos possuem referência na questão do reaproveitamento, é que  normalmente a casca possui mais valor nutricional do que a própria polpa. Um bom exemplo disso é a casca do maracujá, esse produto quando moído e misturado aos líquidos ajuda no controle de doenças como a asma.
A casca da banana também é muito útil, através dela pode-se preparar tortas deliciosas.


MELHORES MOMENTOS:





Apesar do frio todos estavam empolgados com o inicio da Olimpaz e com a realização das atividades...
Os meninos posaram para a foto de forma bem extrovertida...

As meninas se dedicaram muito no preparo das receitas...Cada detalhe foi feito com cuidado e capricho...




Calma pessoal! cuidado para não ralar o dedo...
Muita atenção!!! Cada um ajuda um pouquinho...


Que delícia! Aprender na prática é bem mais prazeroso...
A participação de todos foi  fundamental para que o aprendizado dos alunos em relação ao reaproveitamento dos alimentos acontecesse de forma prazerosa... 



Podemos aproveitar os alimentos ao máximo... Não somente as folhas de couve podem ser consumidas, o talo dessa folha também é bastante saboroso e nutritivo.

Essa mesa recheada com tantas gostosuras dá água na boca...


Farofa com ingredientes diversos ...
Na mesa,  suco de abacaxi natural-  a casca da fruta foi aproveitada...
Que delicia!!!
A casca do abacaxi pode ser transformada em chás e sucos. Já as cascas das batatinhas inglesas podem ser fritas com sal e consumidas como aperitivo
 

Na mesa,  melância cortadas em pedaços...doce de melância feito com a casca da fruta...

Todas essas guloseimas foram feitas utilizando ao máximo os alimentos...
. 
É muito interessante saber reaproveitar os alimentos, então busque mais receitas relacionadas e deixe a criatividade falar mais alto na cozinha. Fale com a mamãe!!!


 

Hoje temos conciência de que alguns alimentos consumimos no dia-a-dia e que deixam sobras não precisam, necessariamente, ser descartados no lixo. Muitos destes alimentos podem ser reaproveitados em receitas muito saborosas.


LEMBRE-SE: Para reaproveitar os alimentos, é necessário que eles não estejam com os prazos de validades vencidos ou com aspecto estragado. Observe bem os alimentos antes de reaproveitá-los e guarde sempre na geladeira para que eles não pereçam facilmente. O odor também pode ajudar a determinar o estado de conservação dos alimentos.

 
Hortaliças podem ser utilizadas nas sopas, farofas, purês e panquecas. Um exemplo é o talo de couve, um dos ítens utilizados na receita de farofa (veja foto).

ABERTURA OLIMPAZ 2011



Através dos jogos pode se resgatar o espírito de união e competitividade culminando num convívio harmonioso.
Um dos objetivos da Olimpaz é desenvolver a reeducação respeito e responsabilidade pelo meio ambiente através das ações baseadas nos 3 Rs (reciclar, reutilizar, reaproveitar).

    Com o tema "Olimpaz 2011- Meio Ambiente" os alunos aprender a reutilizar, reciclar e reduzir através de aprendizagens, oficinas e vivências cooperativa, alimentos, materiais descartáveis e outros para melhor qualidade do meio e da vida.

 Os alunos participam livremente das provas que escolherem.


São prática prazerosa de atividades variadas como esportivas, recreativas, de conhecimentos gerais, artísticas, artesanais, culturais, educativas, na área da saúde, valores humanos, dinâmicas, vivências, culinária.
OBS.: * Reutilização de alimentos para receitas saudáveis e melhor qualidade de vida. * Fabricação de remédios caseiros, sabão detergente, papel reciclado. Artesanato- puf garrafas, bolsas, sacolas e demais bens úteis e com maior tempo de durabilidade.

Na Olimpaz os alunos também participam de atividades que visam o bem estar do próximo. No evento são arrecadados caixas de leite, materiais de limpeza e materiais de higiene que contribua com o meio ambiente. A finalidade é  entreguar a entidades como: asilos, creches, casas assistenciais, hospitais dentre outras Ongs que lutam pela melhor qualidade e manutenção da vida.


Também há arrecadação  dos lacres (das latas)  com a finalidade de ser doados a hospitais ou locais para serem revertidos em cadeiras de rodas.


Durante a semana Olimpaz há ainda apresentação dos trabalhos e atividades realizadas de formas mais variadas e criativas possível de cunho educacional, cultural. São Teatros, músicas, danças, painéis, exposição e mostras.



    Realização de avaliações, simulados, coleta de materiais com caminhão pelos bairros com auxílio da Polícia e Corpo de Bombeiros também faz parte da programação da Olimpíada.

Todos unidos por um mesmo ideal