quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Você se liga em política?

Nos últimos meses, os escândalos políticos não têm saído das capas dos jornais e das revistas. Em qualquer canto, você pode ver gente discutindo o assunto. Mas será que é suficiente se interessar por política só quando há um escândalo ou na época das eleições?

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Cidadania no ano passado, com jovens de 15 a 24 anos, mostra que 54% deles consideram política uma coisa muito importante. Outros 44% disseram que ela é mais ou menos ou nada importante. Será que o pessoal anda tão desencanado assim dos assuntos que definem o rumo do país? Porque pode parecer que nada vai mudar, que a gente não tem nada a ver com isso, que todos os políticos são iguais, aquele velho papo… Mas, enquanto cada um não tomar consciência da sua importância política, a coisa não vai mudar mesmo!

Só para você ter uma ideia: mais de um quinto dos eleitores (22,8%) têm entre 16 e 24 anos. Isso quer dizer que os jovens têm um peso muito grande na hora de definir quem vai cuidar dos rumos políticos do país. Escolher quem vai tomar grandes decisões que influenciam muito a nossa vida pessoal é um ato de grande responsabilidade. Imagine que você recebe uma mesada todos os meses. E você a entrega inteirinha para uma pessoa decidir como você vai gastá-la. Além de várias outras coisas: como vai ser sua escola, em que tipo de hospital você vai ser atendido, que direitos e deveres você terá… Você daria o poder de todas essas decisões para alguém que nem conhece e de quem nunca ouviu falar nada a respeito? Pois é, é isso que faz quem vota em “qualquer um”!
Mesmo que ainda falte um tempo para começar a votar, não ache que isso não tem nada a ver com você. Nunca é cedo demais para começar a se preparar para a responsabilidade do voto. Porque não adianta só ir até a urna no dia da eleição e cumprir sua obrigação; você tem que votar consciente quando chegar a hora. E a melhor maneira de se preparar para isso é conhecer bem as pessoas que estão envolvidas com a política do país. Por mais gostoso que seja pular direto para a seção de quadrinhos do jornal, vale a pena fazer um esforço e dar pelo menos uma olhada no caderno de política, nem que seja para você se familiarizar com os personagens que estão atuando hoje nos cargos de comando.
E, quando chegar a época de você votar, fique bem esperto para escolher seu candidato. É importante fazer uma verdadeira investigação da vida dele: checar quais foram seus projetos anteriores, suas opiniões sobre os assuntos que você considera mais importantes para o país, como ele se posiciona sobre temas mais polêmicos e qual é o projeto que ele tem para o país, cidade ou estado. Não dá para se basear só em promessas de campanha; é preciso ver se a pessoa agiu no passado de acordo com o que ela prometeu. E dá para ver como o pessoal tem agido desde já!

FONTE: http://www.portalpositivo.com.br/educadores.asp   Jairo Bouer- Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP –, com residência em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da mesma universidade.

Rumo a São Paulo - Uma viagem pelo Butantan e Catavento

Viagens, visitas a museus ou mesmo uma volta no quarteirão podem enriquecer o aprendizado das crianças.

 Os passeios são fundamentais para a formação integral dos estudantes. Toda escola precisa ensinar as disciplinas básicas, mas as boas escolas vão além e oferecem atividades complementares, como por exemplo passeios.
As atividades culturais - como visita a museus, passeio a lugares históricos ou ida ao teatro - ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos do aluno. Ajudam, entre outras coisas, na visualização e aplicação de conceitos teóricos, como quando as crianças vão visitar uma fábrica ou uma região estudada em geografia.
São também importantes para a socialização - os alunos podem conviver em ambientes e situações desvinculadas do ambiente de sala de aula - e para a motivação, porque faz com que os alunos voltem do passeio com mais desejo de continuar aprendendo sobre os temas.


Foi pensando nisso que no mês de setembro alunos do Ensino Fundamental do Colégio F.A.S. embarcam para uma viagem científica-cultural. Abaixo um pouquinho da história de um dos locais que  visitados.




O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, responsável por mais de 93% do total de soros e vacinas produzidas no Brasil, entre elas, vacina contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza sazonal e H1N1.

O Instituto desenvolve estudos e pesquisa básica na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública. Produz vacinas e soros para uso profilático e curativo. Realiza missões científicas no país e no exterior através da Organização Mundial e Panamericana da Saúde, Unicef e a ONU. Colabora no combate a surtos epidêmicos com órgãos da Secretaria da Saúde e do Ministério da Saúde, National Institute of Health, dos EUA, Bill & Melinda Foundation, fundação do Bill Gates dedicada a pesquisa e ações comunitárias em saúde.

Além disso, o Butantan também realiza cursos e estágios de aperfeiçoamento aos técnicos do Butantan e de outras instituições e disponibiliza publicações sobre suas áreas de atuação, que são oferecidos a empresas, estudantes, militares e à população em geral.

O Butantan possui um belíssimo parque com cerca de 80 hectares e mais de 62% em área verde, atraindo mais de 300 mil pessoas anualmente, é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo. Além de possuir uma imagem centenária de qualidade, mantém em seu parque um centro de exposições os museus Biológico, Histórico, Microbiologia em seu parque e o quarto museu, o Museu do Emílio Ribas, especializado em história da saúde.
Hoje, tem por princípio o desenvolvimento harmônico e integrado da pesquisa científica e tecnológica e a produção de qualidade dos imunobiológicos. Esta qualidade e credibilidade dos trabalhos desenvolvidos na instituição espelham a competência de seus cientistas e técnicos, que nos seus 111 anos fazem o renome do Instituto Butantan.

Missão

" Desenvolver pesquisas e produtos que contribuam para o acesso a saúde, compartilhando conhecimento com a sociedade"

História
O Instituto Butantan é um centro de pesquisa biomédica vinculado à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Um surto de peste bubônica que se propagava no porto do Santos em 1899, levou o governo a adquirir a Fazenda Butantan para instalar um laboratório de produção de soro antipestoso, vinculado ao Instituto Bacteriológico (atual Adolpho Lutz).
Esse laboratório foi reconhecido como instituição autônoma em fevereiro de 1901, sob a denominação de Instituto Serumtherápico, sendo designado para primeiro diretor, Vital Brazil Mineiro da Campanha, médico voltado para problemas de saúde pública. Graças ao idealismo de Vital Brazil, que além da produção de soros e vacinas, também se preocupava em desenvolver pesquisas, o Instituto tornou-se internacionalmente reconhecido. Em 1914 foi inaugurado o prédio principal, com as condições necessárias para abrigar os laboratórios, em torno dos quais cresceu uma instituição que combina pesquisa e produção.