segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Fim do horário de verão: ele também muda a rotina das crianças?

Sim, e o organismo delas costuma levar de 3 a 4 dias para se readaptar. Saiba como regular o sono e a alimentação nesse período 

Por Luiza Tenente - Revista Crescer

Bebê dormindo  (Foto: Thinkstock)
À meia-noite deste domingo (16), terminou o horário de verão e os relógios devem ser atrasados em uma hora em estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Mas será que o organismo das crianças reage a essa mudança? A resposta é sim – elas sentem a alteração em maior proporção que os adultos. O corpo humano é programado para produzir hormônios de acordo com a sensação de claro e escuro. Uma parte do cérebro, chamada núcleo supraquiasmático (ufa!), coordena nosso relógio biológico. E ela precisa de 3 a 4 dias, no caso das crianças, para se adaptar ao atraso de uma hora.

Nesse período, é normal que seu filho fique mais cansado, irritado ou manhoso. “Qualquer mudança na rotina é fator de estresse”, explica Cristiane Lopes, professora de fisiologia da Faculdade Santa Casa de São Paulo (SP). Mas não esqueça: o fator genético faz com que cada pessoa reaja de uma forma à situação - há crianças que lidam melhor com desafios.
Você pode notar mudanças no sono, por exemplo. Quando temos uma rotina, o organismo produz cortisol 30 minutos antes de o despertador tocar – e, graças a esse hormônio, ficamos dispostos pela manhã. Com o fim do horário de verão, a sensação de bem-estar das crianças pode não ser tão grande. Se o seu filho estiver acostumado a acordar às 7 horas, por exemplo, provavelmente ele irá despertar às 6 horas. O que fazer? Converse com ele e peça para fique por mais 5 minutos na cama. No dia seguinte, aumente para 15 minutos, e assim por diante. Não se desespere: o organismo vai se reprogramar. Um carinho nessa hora também vai ajudar muito!

Na hora de dormir, quem manda é a melatonina, que induz a sonolência quando o relógio quase marca o momento de deitar. Ela que proporcionará aquela noite tranquila e restauradora. Com o atraso de uma hora, o estresse trazido pela mudança da rotina pode causar às crianças certa dificuldade de pegar no sono. Por isso, tente tornar o momento mais prazeroso e tranquilo. Conte uma história para o seu filho ou cante uma canção calma, por exemplo. Se ele ficar muito cansado durante o dia, deixe que tire uma soneca de até uma hora. “É um hábito saudável em qualquer situação. Desde que não seja longa, não atrapalhará o sono noturno”, diz Lopes.

O momento da refeição também pode trazer estranhamento para as crianças. Por isso, para evitar que as crianças, por exemplo, que estão acostumadas a almoçar às 12h tenham fome 11h, ofereça o café da manhã no horário de costume (que estiver marcando no relógio), e não mais cedo caso ela tenha acordado antes. Dessa forma, ela vai se readaptar melhor.

Outra dica importante: evite falar para o seu filho frases como “Vai acabar o horário de verão e isso atrapalha o nosso sono” ou “Poxa, agora você terá fome mais cedo”. Dar muito peso à situação vai chamar a atenção da criança. Em vez disso, apenas comente com a criança que o fim do horário de verão pode até bagunçar nosso organismo, mas tudo se ajeita em poucos dias.

Prepare uma festa de Carnaval para as crianças em casa


Com música, confetes, serpentina e quitutes, seu filho vai se divertir muito
Por Flavia Bezerra - Revista Crescer

Não vai viajar no Carnaval e quer fugir das tradicionais matinês? Calma, ainda é possível aproveitar (e muito!) a data com as crianças. Organizar um baile de Carnaval dentro de casa, no jardim, ou no salão do prédio, pode ser uma ótima ideia para reunir e se divertir com a família e amigos. Confira abaixo algumas dicas para você planejar o dia:
Onde fazer?
Com um pouco de criatividade, a festa pode acontecer em qualquer lugar da casa! Se você mora em casa e o dia estiver bonito, sem chuva ou sol forte, dá para arrumar tudo no quintal ou no jardim. Caso contrário, a sala de estar pode ser uma ótima opção. Afastando os móveis, a festa fica espaçosa e sem riscos de acidentes.
Se você mora em apartamento, que tal alugar o salão do prédio? Chame os amigos das crianças, os seus e os vizinhos. Como ainda tem um tempinho até o Carnaval, as crianças podem confeccionar os convites e entregá-los em cada aprtamento ou pendurar no hall e no elevador. Não se esqueça de conversar com o síndico para saber as regras de utilização do salão do edifício.
A decoração
Se a festa for em um lugar fechado, você pode pendurar no teto algumas fitas metalizadas e serpentinas coloridas. Nas paredes, cole algumas máscaras, que podem ser feitas pelas próprias crianças, com cartolina, canetinha e palitos de sorvete para segurar. Não se esqueça de espalhar confetes pelo chão.
Já, se a diversão rolar no jardim ou no quintal, um tapete de EVA pode servir como pista de dança. Balões coloridos podem ser espalhados pelo chão, e cadeiras ou pufes são boas opções para os momentos de descanso.
Lança-confete e serpentina são superdivertidos e podem ser distribuídos durante a festa. No momento da brincadeira, fique atenta para que nenhuma criança mire o brinquedo nos olhos de outra e nem coloque nada na boca. Alguns apitos e chapéus de bobo da corte também podem compor a folia.

O cardápio
Para as crianças reporem as energias, mantenha uma mesa com bebidas e quitutes durante a festa. Caso a festa aconteça no seu prédio, divida a preparação da comida entre você e seus vizinhos. No cardápio, prefira pratos leves e fresquinhos. 
Bebidas
Água à vontade; suco de fruta natural
Dica
Para facilitar a organização, deixe sempre à disposição na mesa guardanapos, copo e pratos descartáveis. Não se esqueça de espalhar latas de lixo pelo local.
Música
Item fundamental na festa. Na internet, você encontra muitas marchinhas de Carnaval.
Figurinos

Para animar ainda mais a folia, ajude seu filho a customizar uma máscara de carnaval ou pinte o rosto dele. Só tenha cuidado para usar tintas atóxicas e exclusivas para a pintura de pele. Em breve, você confere aqui um vídeo com fantasias lindas para fazer para as crianças. Aguarde!

Aprenda a maquiar as crianças para o Carnaval

Veja como fazer o passo a passo de uma gatinha e do alienígena Chama, umas das transformações do personagem Ben 10




Comprar a fantasia, escolher o lugar para festejar, esperar pelo dia especial e, então, finalmente, se preparar para a festa e cair na folia. Curtir o Carnaval com as crianças é uma delícia.
Para entrar no clima, que tal fazer uma maquiagem caprichada do personagem preferido do seu filho?
A seguir, você vai aprender o passo a passo de uma gata feita no rosto da Letícia Miozzo Costa, 7 anos, e do alienígena Chama, uma das transformações do personagem Ben 10. Essa maquiagem foi feita no rosto do Gabriel Echeverria Chen, 4.

Confira as fotos da maquiagem de Gata: revistacrescer.globo.com/Carnaval/fotos/2014/02/aprenda-maquiar-sua-filha-para-o-carnaval.html e do Chama: revistacrescer.globo.com/Carnaval/fotos/2014/02/aprenda-maquiar-o-seu-filho-para-o-carnaval.html

O importante é usar a imaginação...