Oficina Literária realizada dia 10 de julho no Colégio F.A.S.
O objetivo foi incentivar a leitura.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer várias obras literárias de autores variados
Empolgados os alunos não sabiam qual livro conheciam primeiro
Os olhares estavam atentos a cada história contada nos livros...
A professora Keila (professora do 2º ano) orientou os alunos na escolha dos livros mais indicados a sua faixa etária.
Os professores prestaram uma homenagem a Tiago de Melo em agradecimento a sua presença no evento.
O teatro agradou a todos...
O poeta Tiago de Melo Andrade, autor de "A caixa preta" esteve
presente no evento.
* Tiago de Melo Andrade nasceu em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Mudou-se ainda criança com a família para Uberaba(MG), onde mora até hoje. Estudou História da Arte e atualmente cursa Direito. Começou a escrever literatura em 1995. Em 2000, publicou seu primeiro livro, A caixa preta, pelo qual recebeu o prêmio Jabuti 2001 de Autor Revelação.
Agora, o escritor surpreende mais uma vez ao escrever "Mistérios do Rio do Peixe", coleção publicada pela Editora FTD. A coleção traz às crianças de hoje, a visão sobre como era viver no passado sem tantos recursos, mas um período cheio de criatividade, em que elas tinham que inventar brincadeiras.
Manuela Araújo (maternal baby) com os olhos atentos na leitura através das imagens
Tiago de Melo com carinho autografou livros e fez dedicatórias aos alunos
A Fonte
Vê aquela fonte que coberta pelo manto do mato está seca?
Nela jazem amores e promessas de cavaleiros que outrora prosperaram.
Nela banharam-se donzelas em água e condenados em sangue
... Em suas rochas lapidadas com o suor de escravos, segredos foram cravados.
As plantas que nela crescem, não abrem flores, sequer um botão
As lágrimas que por sobre ela derramaram, ao calor do tempo secaram
E em seu fundo, perdem-se as almas que um dia regojizaram-se em sua imensidão.
Na fonte resta hoje a poesia redigida pelos amores que nunca foram consumados,
Pela solidão dos desertores que para o longe foram exilados.
Pela exaustão daqueles que tanto lutaram e seu último suspiro lá deixaram .
A fonte, a esperança, os amores e as guerras – secaram.
Os anos implacáveis se apossam de tudo, caro viajante …
Portanto , não procure nela seu reflexo, não faça pedidos delirantes
Pois as límpidas águas, cúmplices de cada pedido, há muito se extinguiram.
Não importa o quão imponente sejam os majestosos impérios
O quão vasta seja a força existente em seu nobre espírito de combate
Dessa fonte, jamais poderá desvendar todos os gloriosos e trágicos mistérios.
Pois a fonte e o tempo, são os verdadeiros senhores da verdade .
Luciana Cascardo- BLOG- SEBO DO LIVRO
26/03/2011 (Cidade de Cincinnati, no estado de Ohio, Estados Unidos)
"A maior aventura de um ser humano é viajar,
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo.
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,
Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
... Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
E descobrir o que as palavras não disseram..."
Augusto CuryVer
Melhores momentos Maternal Baby
Peso em excesso pode causar dores nas costas ou má postura. Veja como minimizar o problema
De segunda a sexta, milhares de crianças e adolescentes saem de casa levando seu material escolar nas mochilas. Quanto a isso não restam dúvidas. Porém, em algumas situações, elas podem representar um risco a saúde dos estudantes.
Existe uma preocupação crescente por parte dos pediatras, fisioterapeutas e principalmente dos pais com relação ao aumento no número de crianças em idade escolar com queixas de dores na coluna vertebral, no pescoço e nos ombros. Estes sintomas têm sido atribuídos ao fato de se carregar peso demais nas mochilas, além do desconhecimento das orientações básicas quanto ao uso correto das mochilas.
Todos os fisioterapeutas, mesmo aqueles que não trabalham com pediatria, tem noção de que o excesso de carga nas mochilas pode resultar em dor e desvios posturais, principalmente durante a fase de crescimento. Este é um assunto recorrente na mídia, principalmente no início de mais um ano letivo.
Se você é fisioterapeuta imagine que de repente você tenha sido convidado, ou convidada, para uma entrevista ao vivo em um telejornal. Você seria capaz de informar corretamente as orientações básicas quanto ao uso correto das mochilas?
Pois bem, a postagem de hoje é mais um serviço de utilidade pública oferecido pelo Guia do Fisioterapeuta. E se por acaso, você vier a dar alguma entrevista sobre mochilas, não se esqueça de mencionar o meu blog. Afinal de contas, propaganda grátis nunca é demais.
Algumas Regras Básicas
Pois bem, não é só o peso que pode trazer problemas posturais. Alguns estudantes ajustam a mochila muito baixo, na altura dos glúteos, outros as carregam só de um lado, isso sem contar aqueles que carregam peso demais (considerando o seu tamanho e força). Então vamos analisar um por um os erros mais comuns.
Não carregue a mochila de lado, apoiada em apenas um dos ombros
Carregar a mochila só de um lado faz com que boa parte do peso do corpo e da mochila sejam transferidos para um só lado do corpo. Quando se carrega uma mochila pesada sobre apenas um dos ombro, a criança tende a inclinar o corpo para o outro lado na tentativa de compensar o peso extra.
Os músculos do lado que carrega o peso podem vir a desenvolver espasmos. Além disso, o ombro também sofre pois precisa suportar sozinho a pressão para baixo aplicada pela alça da mochila. Esta sobrecarga assimétrica também tem efeitos sobre o quadril joelho e tornozelos do lado em que está a mochila.
Na figura abaixo, pode-se ver o desvio na coluna e a sobrecarga sobre o ombro e o quadril que acontece quando se carrega uma mochila sobre apenas um dos lados.
Fonte: http://onsitewellnesscheck.com/page5/page5.html
Atenção às alças da mochila.
As mochilas possuem um sistema de ajuste do tamanho das alças. Estas devem obviamente ser simétricas (com o mesmo comprimento) e reguladas de forma que a base da mochila fique na linha da cintura, ou pouco abaixo dela. Alças muito frouxas fazem com que a mochila seja carregada muito baixa, na altura dos glúteos, o que favorece uma postura inclinada para frente, como na figura abaixo.
Além disso, ao escolher uma mochila, dê preferência aquelas com alças largas e acolchoadas, pois distribuem o peso da mochila por uma área maior dos ombros, o que além de torná-las mais confortáveis também minimiza uma eventual sobrecarga sobre os ombros.
É importante lembrar qu o fato de se inclinar para a frente carregando uma mochila pesada, faz com que a criança "enrole os ombros para a frente".
Alças na altura do peito e abdômen são bastante úteis também, mas não são comuns em mochilas infantis... mas pra ser sincero, são pouco práticas para o dia a dia, eu mesmo uso uma mochila que tem estas alças, mas só as usei uma vez, quando resolvi fazer uma caminhada e precisei carregar mantimentos.
Mochila pesada
Este é o cuidado mais famoso e que todo mundo lembra (justamente por isso deixei este item por último). Especialistas recomendam que uma criança não deve carregar mais do que 10% do peso corporal em uma mochila. Isso me parece razoável. Para muitas crianças ir pra escola já é um saco. Imagine ainda ter de carregar a casa nas costas, ou você acha que a menina da foto abaixo parece feliz em ir pra escola?
RESUMO DA ÓPERA
Todo mundo sabe que carregar uma mochila pesada é péssimo para a postura, se considerarmos crianças em fase de crescimento, a coisa fica mais dramática ainda.
Pra finalizar deixo uma imagem modificada do site da Associação de Fisioterapia Norte Americana, com o certo e o errado em relação as mochilas escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário