domingo, 14 de abril de 2013

Aula de Capoeira no Colégio F.A.S.

OBS.: 
AS FOTOS ABAIXO FORAM REGISTRADAS 
NO INICIO DESDE ANO DURANTE O 
"AULÃO DE CAPOEIRA"

                                                 CAPOEIRA



·        DE LUTA CRIADA EM ÂNSIA DE LIBERDADE A PATRIMÔNIO
CULTURAL BRASILEIRO
UM RECURSO EM PROL DA BUSCA PELA CIDADANIA


BENEFÍCIOS FISIOLÓGICOS

AUMENTO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO

MELHORA NOS SISTEMAS MUSCULAR, CARDIOVASCULAR E RESPIRATÓRIO

AQUISIÇÃO DE CAPACIDADES FÍSICAS: FORÇA, FLEXIBILIDADE, RESISTÊNCIA E VELOCIDADE.

ESTÍMULO DA PRODUÇÃO DE ENDORFINA E SEROTONINA, HORMÔNIOS RESPONSÁVEIS PELA SENSAÇÃO DE PRAZER



BENEFÍCIOS PSICOMOTORES E COGNITIVOS



·        AUMENTO DA NOÇÃO DE ESQUEMA CORPORAL
MAIOR NOÇÃO DE LATERALIDADE
AUMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA
AUMENTO DA NOÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL
AQUISIÇÃO DE RITMO
MAIOR PODER DE ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
FORMAÇÃO DE UM AUTO-CONCEITO POSITIVO



BENEFÍCIOS SOCIAIS



·        PROMOVE A SOCIALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO
DESINIBE E ELIMINA A TIMIDEZ
AUMENTA O SENSO DE ORGANIZAÇÃO
PROMOVE A FORMAÇÃO DE CARÁTER E A AQUISIÇÃO DE VALORES COMO HONESTIDADE, SOLIDARIEDADE E FRATERNIDADE DENTRE OUTROS.









CAPOEIRA

“Capoeira é luta de bailarinos. É dança de gladiadores. É duelo de camaradas. É jogo, é bailado, é disputa - simbiose perfeita de força e ritmo, poesia e agilidade. Única em que os movimentos são comandados pela música e pelo canto. A submissão da força ao ritmo. Da violência à melodia. Na capoeira, os contendores não são adversários, são ‘camaradas’. Não lutam, fingem lutar. Procuram - genialmente - dar a visão artística de um combate. Acima do espírito de competição, há neles um sentido de beleza. O capoeira é um artista e um atleta, um jogador e um poeta.” Dias Gomes

A ESCRAVIDÃO NO BRASIL

A REBELIÃO- (1624/ 1630)


Aproveitando-se da fragilidade dos fazendeiros, devido às invasões holandesas, os negros começaram a resistir à escravidão organizando rebeliões e fugas.

PALMARES ME CHAMA


O Quilombo dos Palmares, foi a maior comunidade de escravos fugidos que existiu no Brasil. Palmares, que ficava na Serra da Barriga, atual Estado de Alagoas e chegou a reunir cerca de 30 mil pessoas. Símbolo de luta e resistência à escravidão, Zumbi foi um herói negro. Nasceu no Quilombo, em 1655. Ainda jovem, foi capturado por soldados e doado ao Padre Antônio Melo, que o batizou com o nome de Francisco e lhe ensinou português e latim. Em 1670, fugiu da paróquia e retornou ao Quilombo, onde se tornou líder organizando a resistência aos ataques militares.

DAS PERNADAS E NEGAÇAS À CAPOEIRA


Etimologia da palavra:
do Tupi – guarani: “mato ralo ou rasteiro”
(Caá = mato e puêra = aquilo que já foi )

O APOGEU DA CAPOEIRA



Com a abolição da escravatura e a miscigenação a Capoeira se expande nos perímetros urbanos, principalmente no Rio de Janeiro, Salvador e Recife;

O DESVIRTUAMENTO E A PERSEGUIÇÃO

PERÍODO REPUBLICANO
O decreto nº 487 do Código Penal Brasileiro de 11 de outubro de 1890 estabelecia, no capítulo XIII, que trata dos “Vadios e Capoeiras”:
Art. 402 – Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal, conhecidos pela denominação de capoeiragem, andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor ou algum mal:
Pena de prisão celular de dois a seis meses.
Parágrafo Único – É considerada circunstância agravante pertencer o capoeira a algum bando ou malta.
Aos chefes ou cabeças se imporá a pena em dobro.

A GUERRA DO PARAGUAI


De vadios e desordeiros a heróis nacionais:
“Portadores de grande sangue frio, audácia e coragem, destacaram-se nos combates corpo a corpo, debandando os paraguaios”
MARINHO, 1982.

A PRIMEIRA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA

1823 – A nacionalização da Educação

 1907 – surge a primeira tentativa de instituição de uma proposta nacional para a educação física: “O Guia do Capoeira ou Ginástica Brasileira” de O.D.C.
1928 – Anibal Bulamarqui publica “Ginástica Nacional (Capoeiragem) Metodizada e Regrada.

ENQUANTO ISSO NO MEIO CAPOEIRÍSTICO



A perseguição começa diminuir a os de ascensão de brancos, moços de família da alta classe é cada vez maior dificultando o trabalho da polícia.

Alguns mestres organizam pequenas academias tentando metodizar a capoeiragem.

MARCO DIVISOR DA CAPOEIRA-
 E EIS QUE SURGE A REGIONAL


Manoel dos Reis Machado (1900 a 1974), o famoso Mestre Bimba cria o Centro de Cultura e Luta Física Regional Baiana.
Vicente Ferreira Pastinha
(1889 a1981) cria o Centro Esportivo de Capoeira Angola

A LIBERTAÇÃO DA PRÁTICA DA CAPOEIRA



Em 1932, em meio ao contexto político da época, o então Presidente Getúlio Vargas libera uma série de manifestações populares, dentre elas a Capoeira, a qual declara ser aquele: “Um esporte genuinamente brasileiro”.


VOLTANDO À EDUCAÇÃO FÍSICA



Em 1946 Inezil Penna Marinho publica: “Condições a que deverá satisfazer um Método Nacional de Educação Física” que acabou sendo sufocado pelos diversos métodos estrangeiros que abrangiam as escolas de Educação Física, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.
Em 1980 instigado por um grande evento de porte nacional, Inezil decide tentar novamente e 1982 publica “ A Ginástica Brasileira”, um método nacional de Educação Física que tem por base a Capoeira.
Nessa época inicia-se a implementação de novos paradigmas relacionados à Educação Física e a Capoeira passa a ser valorizada como manifestação Cultural e é indicada como tema transversal pelos PCNs.

E A CAPOEIRA GANHA O MUNDO


Nas décadas de 60 a 90 há o surgimento de mega-grupos de Capoeira que juntamente com muitos outros capoeiristas isolados promovem a expansão da Capoeira por meio da exportação da Arte.

NOVAS ABORDAGENS



Capoeira contemporânea;
Miudinho;
Capoterapia;
Hidrocapoeira;
Caporatê;
Capbox;
Capoeira show;
Fght Capoeira;

NO ÂMBITO EDUCACIONAL



Em 2003 é promulgada a Lei 10.639/2003

NO ÂMBITO POLÍTCO NACIONAL



Em 15 de julho de 2008 a Capoeira é reconhecida pelo Ministério da Cultura e pelo IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional, como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Implantação do programa “Pró – Capoeira.

EXPECTATIVAS FUTURAS



A inserção efetiva na grade curricular;
A implementação do conteúdo nos cursos;
A qualificação do profissionais atuantes;
E .... quem sabe... a participação nas olimpíadas de 2016!


Professora Puma - Núbia Nogueira Cassiano





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