quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Seu filho está preparado para a volta às aulas?


Dez Bons Conselhos de Meu Pai

Hoje (23 de janeiro) é aniversário do escritor João Ubaldo Ribeiro! Sabia mais sobre uma de suas principais obras: "Dez bons conselhos de meu pai"
Manuel Ribeiro, o pai do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, era um homem estudioso e sempre foi exemplo e inspiração para o filho. Foi professor de história e de direito, ocupou vários cargos importantes, como o de diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador. Na política, foi deputado estadual em Sergipe e vereador em salvador. Mas afora todos esses títulos socialmente importantes, Manuel Ribeiro foi um bom pai.

Construiu junto com a mulher, Maria Felipa Osório Pimentel, uma casa cheia de livros, com uma biblioteca que se espalhava por todos os cômodos e contemplava todos os gêneros que se podiam imaginar: romance, filosofia, política, esoterismo. João Ubaldo, o filho mais velho do casal, inserido nessa atmosfera, descobriu que estavam nos livros as suas vontades. Sem que ninguém mandasse, o João menino vivia mergulhado nas histórias.

Em Dez Bons Conselhos de Meu Pai, o romancista Ubaldo Ribeiro, considerado um dos escritores mais importantes do país e autor de livros indispensáveis na literatura contemporânea, traduz em sentenças curtas, mas essenciais, o resumo das diretrizes de vida mais importantes passadas por seu pai. Coisas como: não seja burro, não seja amargo e nunca seja medroso são apenas alguns deles.

Rigoroso, Manuel era um pai atento à educação do filho mais velho, fazendo com que João decorasse versos e mais versos e recorrer ao dicionário a cada palavra que não conhecia. Manuel ensinou João a amar os livros, o valor do estudo, a vontade de saber sempre mais e, com isso, contribuiu para a construção de um dos mais importantes autores da literatura brasileira. Seus bons conselhos e a visão de mundo que deixou de legado ao filho, são generosamente compartilhados pelo autor baiano.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Só a sensibilidade de um fotógrafo, consegue nos mostrar a alma do mundo. Parabéns a todos os profissionais que fazem uma imagem se transformar em emoção!
Viver Bem
Confira dicas para tornar as brincadeiras infantis mais
seguras nos parquinhos



Francine Cadore / Designer: Robinson Zimmermann 

Ensine seu filho a respeitar a vez e não empurrar os amiguinhos


07 Janeiro 2014 - Jogos e brincadeiras ao ar livre devem fazer parte da infância. O lazer em parques, praias e ruas facilita o convívio com outras crianças e estimula a movimentação corporal, itens fundamentais para a socialização e o desenvolvimento da coordenação motora das crianças.

As brincadeiras nos parquinhos são as preferidas pela maior parte dos pequenos que estão na faixa dos 4 anos. As atividades podem esconder perigos e, por isso, exigem atenção constante dos pais.


Escorregadores, gangorra e balanços são alguns dos brinquedos prediletos das crianças. Ficar atento ao estado em que os equipamentos se encontram e ao tipo de superfícies em que as crianças irão brincar são atitudes que podem ajudar a aumentar a segurança. Além disso, a supervisão de um adulto é sempre importante durante as brincadeiras dos pequenos. 

ONG Criança Segura disponibiliza em seu site várias dicas de prevenção de acidentes. Confira algumas atitudes voltadas aos pais para ajudá-los a evitar acidentes com os filhos em parquinhos: 

Lista: busque equipamentos apropriados para a idade da criança e oriente-a a usá-los; verifique se os equipamentos estão enferrujados, quebrados ou contêm superfícies perigosas; retire capuz e cachecol da criança antes de ela utilizar os equipamentos do parquinho; ensine regras de comportamento, como não empurrar e não se amontoar; observe se o parquinho está instalado em um piso que absorva o impacto, como gramados, areia e piso emborrachado; verifique se a separação das áreas ocupadas pelos pré-escolares e crianças maiores é segura.
Fonte: Site ONG Criança Segura, livro Filhos - de 2 a 10 anos de idade, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.