segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Fim do horário de verão: ele também muda a rotina das crianças?

Sim, e o organismo delas costuma levar de 3 a 4 dias para se readaptar. Saiba como regular o sono e a alimentação nesse período 

Por Luiza Tenente - Revista Crescer

Bebê dormindo  (Foto: Thinkstock)
À meia-noite deste domingo (16), terminou o horário de verão e os relógios devem ser atrasados em uma hora em estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Mas será que o organismo das crianças reage a essa mudança? A resposta é sim – elas sentem a alteração em maior proporção que os adultos. O corpo humano é programado para produzir hormônios de acordo com a sensação de claro e escuro. Uma parte do cérebro, chamada núcleo supraquiasmático (ufa!), coordena nosso relógio biológico. E ela precisa de 3 a 4 dias, no caso das crianças, para se adaptar ao atraso de uma hora.

Nesse período, é normal que seu filho fique mais cansado, irritado ou manhoso. “Qualquer mudança na rotina é fator de estresse”, explica Cristiane Lopes, professora de fisiologia da Faculdade Santa Casa de São Paulo (SP). Mas não esqueça: o fator genético faz com que cada pessoa reaja de uma forma à situação - há crianças que lidam melhor com desafios.
Você pode notar mudanças no sono, por exemplo. Quando temos uma rotina, o organismo produz cortisol 30 minutos antes de o despertador tocar – e, graças a esse hormônio, ficamos dispostos pela manhã. Com o fim do horário de verão, a sensação de bem-estar das crianças pode não ser tão grande. Se o seu filho estiver acostumado a acordar às 7 horas, por exemplo, provavelmente ele irá despertar às 6 horas. O que fazer? Converse com ele e peça para fique por mais 5 minutos na cama. No dia seguinte, aumente para 15 minutos, e assim por diante. Não se desespere: o organismo vai se reprogramar. Um carinho nessa hora também vai ajudar muito!

Na hora de dormir, quem manda é a melatonina, que induz a sonolência quando o relógio quase marca o momento de deitar. Ela que proporcionará aquela noite tranquila e restauradora. Com o atraso de uma hora, o estresse trazido pela mudança da rotina pode causar às crianças certa dificuldade de pegar no sono. Por isso, tente tornar o momento mais prazeroso e tranquilo. Conte uma história para o seu filho ou cante uma canção calma, por exemplo. Se ele ficar muito cansado durante o dia, deixe que tire uma soneca de até uma hora. “É um hábito saudável em qualquer situação. Desde que não seja longa, não atrapalhará o sono noturno”, diz Lopes.

O momento da refeição também pode trazer estranhamento para as crianças. Por isso, para evitar que as crianças, por exemplo, que estão acostumadas a almoçar às 12h tenham fome 11h, ofereça o café da manhã no horário de costume (que estiver marcando no relógio), e não mais cedo caso ela tenha acordado antes. Dessa forma, ela vai se readaptar melhor.

Outra dica importante: evite falar para o seu filho frases como “Vai acabar o horário de verão e isso atrapalha o nosso sono” ou “Poxa, agora você terá fome mais cedo”. Dar muito peso à situação vai chamar a atenção da criança. Em vez disso, apenas comente com a criança que o fim do horário de verão pode até bagunçar nosso organismo, mas tudo se ajeita em poucos dias.

Prepare uma festa de Carnaval para as crianças em casa


Com música, confetes, serpentina e quitutes, seu filho vai se divertir muito
Por Flavia Bezerra - Revista Crescer

Não vai viajar no Carnaval e quer fugir das tradicionais matinês? Calma, ainda é possível aproveitar (e muito!) a data com as crianças. Organizar um baile de Carnaval dentro de casa, no jardim, ou no salão do prédio, pode ser uma ótima ideia para reunir e se divertir com a família e amigos. Confira abaixo algumas dicas para você planejar o dia:
Onde fazer?
Com um pouco de criatividade, a festa pode acontecer em qualquer lugar da casa! Se você mora em casa e o dia estiver bonito, sem chuva ou sol forte, dá para arrumar tudo no quintal ou no jardim. Caso contrário, a sala de estar pode ser uma ótima opção. Afastando os móveis, a festa fica espaçosa e sem riscos de acidentes.
Se você mora em apartamento, que tal alugar o salão do prédio? Chame os amigos das crianças, os seus e os vizinhos. Como ainda tem um tempinho até o Carnaval, as crianças podem confeccionar os convites e entregá-los em cada aprtamento ou pendurar no hall e no elevador. Não se esqueça de conversar com o síndico para saber as regras de utilização do salão do edifício.
A decoração
Se a festa for em um lugar fechado, você pode pendurar no teto algumas fitas metalizadas e serpentinas coloridas. Nas paredes, cole algumas máscaras, que podem ser feitas pelas próprias crianças, com cartolina, canetinha e palitos de sorvete para segurar. Não se esqueça de espalhar confetes pelo chão.
Já, se a diversão rolar no jardim ou no quintal, um tapete de EVA pode servir como pista de dança. Balões coloridos podem ser espalhados pelo chão, e cadeiras ou pufes são boas opções para os momentos de descanso.
Lança-confete e serpentina são superdivertidos e podem ser distribuídos durante a festa. No momento da brincadeira, fique atenta para que nenhuma criança mire o brinquedo nos olhos de outra e nem coloque nada na boca. Alguns apitos e chapéus de bobo da corte também podem compor a folia.

O cardápio
Para as crianças reporem as energias, mantenha uma mesa com bebidas e quitutes durante a festa. Caso a festa aconteça no seu prédio, divida a preparação da comida entre você e seus vizinhos. No cardápio, prefira pratos leves e fresquinhos. 
Bebidas
Água à vontade; suco de fruta natural
Dica
Para facilitar a organização, deixe sempre à disposição na mesa guardanapos, copo e pratos descartáveis. Não se esqueça de espalhar latas de lixo pelo local.
Música
Item fundamental na festa. Na internet, você encontra muitas marchinhas de Carnaval.
Figurinos

Para animar ainda mais a folia, ajude seu filho a customizar uma máscara de carnaval ou pinte o rosto dele. Só tenha cuidado para usar tintas atóxicas e exclusivas para a pintura de pele. Em breve, você confere aqui um vídeo com fantasias lindas para fazer para as crianças. Aguarde!

Aprenda a maquiar as crianças para o Carnaval

Veja como fazer o passo a passo de uma gatinha e do alienígena Chama, umas das transformações do personagem Ben 10




Comprar a fantasia, escolher o lugar para festejar, esperar pelo dia especial e, então, finalmente, se preparar para a festa e cair na folia. Curtir o Carnaval com as crianças é uma delícia.
Para entrar no clima, que tal fazer uma maquiagem caprichada do personagem preferido do seu filho?
A seguir, você vai aprender o passo a passo de uma gata feita no rosto da Letícia Miozzo Costa, 7 anos, e do alienígena Chama, uma das transformações do personagem Ben 10. Essa maquiagem foi feita no rosto do Gabriel Echeverria Chen, 4.

Confira as fotos da maquiagem de Gata: revistacrescer.globo.com/Carnaval/fotos/2014/02/aprenda-maquiar-sua-filha-para-o-carnaval.html e do Chama: revistacrescer.globo.com/Carnaval/fotos/2014/02/aprenda-maquiar-o-seu-filho-para-o-carnaval.html

O importante é usar a imaginação...


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Melhores momentos Unidade Berçário- 2014


A Educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. John Dewey














segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Professores Unidade Berçário- Colégio F.A.S. 2014
·         Marielly da Silva Peracini-
 Turma de 06 a 01 ano

·         Maria Lopes S. Neta-
Turma de 02 anos

·         Gabrieli Caroline Silva-
 Turma de 03 anos

·         Thaisa Rodrigues Montes-
Nutricionista

·         Gislaine Ribeiro de Paula-
Coordenação



Educação Infantil
1º período

·         Professora Léia (Regente de turma)
·         Professora Eryka (Inglês)
·         Professora Adriana (Educação Física e Natação)
·         Professora Vanessa (Ritmo e expressão)
·         Professora Núbia (Capoeira)
 MONITORIA
Professora Leide Daiana dos Santos Fidelis

2º período

·         Professora Lilian (Regente de turma)
·         Professora Eryka (Inglês)
·         Professora Adriana (Educação Física e Natação)
MONITORIA
Professora Leide Daiana dos Santos Fidelis




Ensino Fundamental

1º ano

·         Professora Veruska (Regente de Turma)
·         Professora Eryka (Inglês)
·         Professora Adriana (Educação Física e Natação)
·         Professora Ana Alice (Laboratório)
Aulas extras - Escola de esportes e cultura
professor John (judô)
professora Núbia (capoeira)
professora Vanessa ( dança/balé)
professor Frederico (Vôlei)
professores Willian e Almir (futebol)


1º ano

·         Professora Carmem Lúcia (Regente de Turma)
·         Professora Eryka (Inglês)
·         Professora Adriana (Educação Física e Natação)
·         Professora Ana Alice (Laboratório)
Monitoria- Professora Ana Paula
Aulas extras - Escola de esportes e cultura
professor John (judô)
professora Núbia (capoeira)
professora Vanessa ( dança/balé)
professor Frederico (Vôlei)
professores Willian e Almir (futebol)


2º ano

·         Professora Célida (Professora Regente)
·         Professora Eryka (Inglês)
·         Professora Adriana (Educação Física e Natação)
·         Professora Ana Alice (Laboratório)
Aulas extras - Escola de esportes e cultura
professor John (judô)
professora Núbia (capoeira)
professora Vanessa ( dança/balé)
professor Frederico (Vôlei)
professores Willian e Almir (futebol)



3º ano
·         Professora Mônica (Regente de Turma)
·         Professora Eryka (Inglês)
·         Professora Adriana (Educação Física e Natação)
·         Professora Ana Alice (Laboratório)
Aulas extras - Escola de esportes e cultura
professor John (judô)
professora Núbia (capoeira)
professora Vanessa ( dança/balé)
professor Frederico (Vôlei)
professores Willian e Almir (futebol)



4º ano

·         Professora Débora (Regente de Turma)
·         Professora Eryka (Inglês)
·         Professora Adriana (Educação Física e Natação)
·         Professora Ana Alice (Laboratório)
Aulas extras - Escola de esportes e cultura
professor John (judô)
professora Núbia (capoeira)
professora Vanessa ( dança/balé)
professor Frederico (Vôlei)
professores Willian e Almir (futebol)

5º ano

·         Professora Mariana (Regente de Turma)
·         Professora Eryka (Inglês)
·         Professora Adriana (Educação Física e Natação)
·         Professora Ana Alice (Laboratório)
·         Professora Maria Isabel (Espanhol)
Monitora: Fabiana
Aulas extras - Escola de esportes e cultura
professor John (judô)
professora Núbia (capoeira)
professora Vanessa ( dança/balé)
professor Frederico (Vôlei)
professores Willian e Almir (futebol)


  6º ano
          Professor João (Geografia)
·         Professora Ana Alice (Ciências)
·         Professora Eryka (Inglês e Artes)
·         Professora Maria Isabel (Espanhol)
·         Professora Adriana (Educação Física e Natação)      
          professora Mariana ( português, redação e literatura)
          professor Hilder ( história e filosofia)
          professora Kamilla (matemática)
Aulas extras - Escola de esportes e cultura
professor John (judô)
professora Núbia (capoeira)
professora Vanessa ( dança/balé)
professor Frederico (Vôlei)
professores Willian e Almir (futebol)

                       7º ano
Professor João (Geografia)
·         Professora Ana Alice (Ciências)
·         Professora Eryka (Inglês e Artes)
·         Professora Maria Isabel (Espanhol)
·         Professora Adriana (Educação Física e Natação)      
          professora Mariana ( português, redação e literatura)
          professor Hilder ( história e filosofia)
          professora Kamilla (matemática)
Aulas extras - Escola de esportes e cultura
professor John (judô)
professora Núbia (capoeira)
professora Vanessa ( dança/balé)
professor Frederico (Vôlei)
professores Willian e Almir (futebol)

                          8º ano
Professor João (Geografia)
·         Professora Ana Alice (Ciências)
·         Professora Eryka (Inglês e Artes)
·         Professora Maria Isabel (Espanhol)
·         Professora Adriana (Educação Física e Natação)      
          professora Mariana ( português, redação e literatura)
          professor Hilder ( história e filosofia)
          professora Kamilla (matemática)
Aulas extras - Escola de esportes e cultura
professor John (judô)
professora Núbia (capoeira)
professora Vanessa ( dança/balé)
professor Frederico (Vôlei)
professores Willian e Almir (futebol)

                              9º ano
Professor João (Geografia)
·         Professora Ana Alice (física e química)
·         Professora Eryka (Inglês e Artes)
·         Professora Maria Isabel (Espanhol)
·         Professora Adriana (Educação Física e Natação)      
          professora Mariana ( português, redação e literatura)
          professor Hilder ( história e filosofia)
          professora Kamilla (matemática)
Aulas extras - Escola de esportes e cultura
professor John (judô)
professora Núbia (capoeira)
professora Vanessa ( dança/balé)
professor Frederico (Vôlei)
professores Willian e Almir (futebol)


Equipe Gestora

Francisca Elineide Câmara Alberto – Diretora
Simonia Tomaz Manzan- Coordenadora Pedagógica
Adriana de Macêdo: Professora de Educação Física e Natação


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Seu filho está preparado para a volta às aulas?


Dez Bons Conselhos de Meu Pai

Hoje (23 de janeiro) é aniversário do escritor João Ubaldo Ribeiro! Sabia mais sobre uma de suas principais obras: "Dez bons conselhos de meu pai"
Manuel Ribeiro, o pai do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, era um homem estudioso e sempre foi exemplo e inspiração para o filho. Foi professor de história e de direito, ocupou vários cargos importantes, como o de diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador. Na política, foi deputado estadual em Sergipe e vereador em salvador. Mas afora todos esses títulos socialmente importantes, Manuel Ribeiro foi um bom pai.

Construiu junto com a mulher, Maria Felipa Osório Pimentel, uma casa cheia de livros, com uma biblioteca que se espalhava por todos os cômodos e contemplava todos os gêneros que se podiam imaginar: romance, filosofia, política, esoterismo. João Ubaldo, o filho mais velho do casal, inserido nessa atmosfera, descobriu que estavam nos livros as suas vontades. Sem que ninguém mandasse, o João menino vivia mergulhado nas histórias.

Em Dez Bons Conselhos de Meu Pai, o romancista Ubaldo Ribeiro, considerado um dos escritores mais importantes do país e autor de livros indispensáveis na literatura contemporânea, traduz em sentenças curtas, mas essenciais, o resumo das diretrizes de vida mais importantes passadas por seu pai. Coisas como: não seja burro, não seja amargo e nunca seja medroso são apenas alguns deles.

Rigoroso, Manuel era um pai atento à educação do filho mais velho, fazendo com que João decorasse versos e mais versos e recorrer ao dicionário a cada palavra que não conhecia. Manuel ensinou João a amar os livros, o valor do estudo, a vontade de saber sempre mais e, com isso, contribuiu para a construção de um dos mais importantes autores da literatura brasileira. Seus bons conselhos e a visão de mundo que deixou de legado ao filho, são generosamente compartilhados pelo autor baiano.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Só a sensibilidade de um fotógrafo, consegue nos mostrar a alma do mundo. Parabéns a todos os profissionais que fazem uma imagem se transformar em emoção!
Viver Bem
Confira dicas para tornar as brincadeiras infantis mais
seguras nos parquinhos



Francine Cadore / Designer: Robinson Zimmermann 

Ensine seu filho a respeitar a vez e não empurrar os amiguinhos


07 Janeiro 2014 - Jogos e brincadeiras ao ar livre devem fazer parte da infância. O lazer em parques, praias e ruas facilita o convívio com outras crianças e estimula a movimentação corporal, itens fundamentais para a socialização e o desenvolvimento da coordenação motora das crianças.

As brincadeiras nos parquinhos são as preferidas pela maior parte dos pequenos que estão na faixa dos 4 anos. As atividades podem esconder perigos e, por isso, exigem atenção constante dos pais.


Escorregadores, gangorra e balanços são alguns dos brinquedos prediletos das crianças. Ficar atento ao estado em que os equipamentos se encontram e ao tipo de superfícies em que as crianças irão brincar são atitudes que podem ajudar a aumentar a segurança. Além disso, a supervisão de um adulto é sempre importante durante as brincadeiras dos pequenos. 

ONG Criança Segura disponibiliza em seu site várias dicas de prevenção de acidentes. Confira algumas atitudes voltadas aos pais para ajudá-los a evitar acidentes com os filhos em parquinhos: 

Lista: busque equipamentos apropriados para a idade da criança e oriente-a a usá-los; verifique se os equipamentos estão enferrujados, quebrados ou contêm superfícies perigosas; retire capuz e cachecol da criança antes de ela utilizar os equipamentos do parquinho; ensine regras de comportamento, como não empurrar e não se amontoar; observe se o parquinho está instalado em um piso que absorva o impacto, como gramados, areia e piso emborrachado; verifique se a separação das áreas ocupadas pelos pré-escolares e crianças maiores é segura.
Fonte: Site ONG Criança Segura, livro Filhos - de 2 a 10 anos de idade, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Feliz Ano Novo!!!


SOLIDARIEDADE


4 dicas para estimular a solidariedade dos filhos


É preciso ensinar em casa e também na escola o quanto é importante ajudar o próximo


Texto Ana Lúcia Neiva e Ana Carolina Carvalho  (Educar para crescer)
Foto: SXC
Foto: Para que o seu filho se torne um cidadão do bem, daqueles que auxiliam alguém a atravessar a rua, ele precisa ser motivado desde a infância
Para que o seu filho se torne um cidadão do bem, daqueles que auxiliam alguém a atravessar a rua, ele precisa ser motivado desde a infância
"A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele que o faz", já dizia sabiamente o escritor Machado de Assis no conto Almas Agradecidas, na Série Bom Livro (Ed. Ática). Estudos mostram que após a pessoa promover uma atitude solidária, o cérebro libera a substância endorfina, provocando sensação de felicidade.
De norte a sul do país são inúmeros os projetos criados por professores visando ao bem-estar do próximo. "Pesquisas recentes revelam a importância de valores como a solidariedade serem trabalhados nas escolas e o quanto é essencial para as crianças praticá-los desde pequeninas", diz Luciene Tognetta, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Segundo a educadora, o conceito de solidariedade nas escolas é construído por meio do convívio social, dia após dia, pois é no cotidiano que as crianças desenvolvem as virtudes. "Por exemplo, quando há conflito entre dois alunos, o professor deve promover o diálogo entre eles: ao se expressarem e dizerem o que os incomoda eles aprendem a olhar o outro com generosidade", explica Luciene.
Mas a família também tem papel fundamental na construção desse caráter. "É preciso que a criança sinta a união de pais e irmãos e os vejam praticando a solidariedade entre eles mesmos", comenta o psicoterapeuta e educador Leo Fraiman (SP). Fisiologicamente, fazer o bem é muito saudável: estudo realizado pela Universidade de Harvard (EUA), com cerca de 2700 pessoas, apontou que ser solidário e praticar algum trabalho voluntário é benéfico ao coração e ao sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida.

Muito trabalho a fazer
Apesar de muitos brasileiros serem solidários e não medirem esforços para ajudar o próximo, ainda estamos caminhando muito devagar nesse sentido. Uma pesquisa recente realizada pela Charities Aid Foundation (instituição de caridade do Reino Unido) e o Instituto Gallup, em 153 países do mundo, avaliou que o Brasil ocupa a 76ª posição no ranking mundial de caridade. Somos menos solidários que a média da população mundial! Os países mais altruístas são Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Irlanda e Suíça. Está aí um bom motivo para desenvolvermos a solidariedade desde a infância.

Veja como incentivar a solidariedade do seu filho:



Ensine a compartilhar
As crianças estão discutindo por um brinquedo? Simplesmente tire-o delas e diga que você só o devolverá quando elas entenderem que devem brincar juntas ou aprender a emprestar. "Para não ter dor de cabeça, muitos pais preferem resolver o problema comprando um brinquedo igual para cada filho, reforçando o individualismo e gerando o egoísmo. O distanciamento das pessoas faz com que elas nunca enxerguem as necessidades do outro", diz o psiquiatra Içami Tiba (SP).
Encoraje as iniciativas solidárias
Caso a escola esteja promovendo alguma ação solidária, estimule seu filho a participar. Melhor: pai e mãe devem se informar sobre o projeto e verificar como podem colaborar efetivamente. "Contribuir apenas com dinheiro é algo muito cômodo, preguiçoso. É importante que os pais expliquem para as crianças o significado de vestir a camisa, se engajar", avisa Fátima Balthazar, arte-educadora e assessora pedagógica especialista em valores humanos (SP). Acima de tudo, mostre que devemos fazer o bem incondicionalmente, sem esperar nada em troca.
Não trabalhe pela criança
A sua não colaboração pode acontecer numa situação simples, como não ajudá-lo a arrumar a bagunça dos brinquedos. É importante que o pequeno entenda que cooperar com a mãe e o pai para manter a casa em ordem é ser solidário. Ensine que cada um deve dar o melhor de si para o outro e que quando a gente se ajuda todo mundo sai ganhando.
Evite comparações
Se você tem um filho solidário e o outro não, respeite o jeito de agir de cada um e trabalhe para mudar o cenário. Observe com atenção o cotidiano da criança menos solidária e, ao perceber qualquer atitude generosa dela, elogie e a faça entender que aquilo é solidariedade. Mostre o quanto a outra parte ficou feliz e o bem-estar que ela própria acabou sentindo. Incentive-a a agir mais assim.


Bom dia! Você sabia que fazer o bem é muito saudável? De acordo com estudo da Universidade de Harvard (EUA), ser solidário é benéfico ao coração e ao sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida. Pratique essa atividade! 

Veja como estimular a solidariedade do seu filho:http://abr.ai/1fhlC19